
GESTÃO NA ÁREA DE SAÚDE É TRANSFORMADA PELA TECNOLOGIA
Novos tratamentos, técnicas e descobertas no campo da saúde propiciam constantemente uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Porém, os avanços na medicina não se restringem às descobertas científicas e às melhorias na qualificação dos profissionais.
A tecnologia também vem transformando a gestão da saúde, reduzindo o número de erros e possibilitando diagnósticos mais assertivos, além de otimizar as consultas com atendimentos mais eficientes nos consultórios e nas emergências.
Para oferecer um bom atendimento aos pacientes, não basta que os profissionais sejam qualificados. Um serviço de qualidade é a união de diversos fatores, como agilidade, precisão, conectividade e acesso rápido a informações, além de gentileza e proatividade.
O prontuário eletrônico é um bom exemplo de técnicas que otimizam o atendimento. Ele reúne todas as informações dos pacientes em uma única plataforma, permitindo acesso rápido e evitando a perda de dados. Além disso, o desperdício de tempo com busca de dados e escrita é reduzido.
O prontuário eletrônico aumenta a produtividade e a assertividade dos médicos.
O registro digital está em alta na comunidade médica do Brasil. A consultoria Accenture realizou uma pesquisa com 500 médicos e constatou que 70% deles aumentaram a proficiência no uso de prontuários eletrônicos, sabendo mais agora do que sabiam há dois anos. Além disso, 63% relatam que o tempo de consulta foi reduzido por meio da implementação de Tecnologia de Informação (TI).
A tecnologia amplia a visão dos médicos
O prontuário eletrônico é o primeiro passo para a digitalização da informação na área da saúde. Mas existem muitas outras funcionalidades que softwares e tecnologias podem fornecer para as clínicas e consultórios. Sistemas de gestão de dados, por exemplo, automatizam os processos dos profissionais de saúde nas áreas assistenciais e apoiam o processo de decisão.
Os sistemas em nuvem são os mais modernos e práticos, já que possibilitam ao médico acesso de qualquer lugar e em qualquer aparelho eletrônico, como computadores, tablets e smartphones.
Investir em tecnologia traz benefícios para o profissional e para o paciente, uma vez que o sistema consegue cruzar em seu banco de dados milhares de informações que não caberiam na memória de uma pessoa.
Ou seja, os softwares vem para potencializar o trabalho do médico!
Ao ter todo o histórico de doenças, medicamentos usados e alergias de um paciente, por exemplo, o médico tem uma visão ampliada do quadro dele e pode trabalhar com programas de prevenção, tratamentos mais abrangentes e evitar internações ou solicitação de exames desnecessários.

